home :: a coudelaria :: história :: a nossa história

HISTÓRIA

A NOSSA HISTÓRIA

A origem da Coudelaria Ervideira remonta a 1888, quando D. José Perdigão Rosado de Carvalho, Visconde de Ervideira e 1º Conde de Ervideira, resolve, apesar de já ter criação cavalar na sua casa desde há muito tempo atrás, iniciar de uma forma inequívoca uma Coudelaria com as mesmas características que hoje poderemos encontrar numa Coudelaria moderna. De facto, houve a preocupação de romper com os canons da altura e fundar uma instituição com cariz de criar cavalos Lusitanos, sob critérios de selecção extremamente definidos. Assim e apartir dessa altura todos os animais nascidos no seio desta Coudelaria estão devidamente registados, facto que nos permite comprovar uma "Geneologia Contínua" desde da data da Fundação até aos dias de Hoje. Tal feito permite-nos dizer que seremos, provavelmente a coudelaria privada com "Identidade" (registos completos) mais antiga de Cavalos Lusitanos no mundo.

Após a morte (1941) do fundador D. José Perdigão (Ervideira), o efectivo da éguada foi dividido pelos seus três filhos: José, Arthur e Luís. No entanto, foi este último, que, para além de ter recuperado parte importante das éguas doadas a seus irmãos, deu continuidade à Coudelaria de seu Pai e à direcção da mesma, tarefa que começara ainda em vida deste. Luiz de Sousa Carvalho (Ervideira), prossegue assim o trabalho de uma forma extraordinária, projectando definitivamente a Coudelaria no estrangeiro e cimentando a "Linhagem Ervideira" no panorama coudélico Português. Após a sua morte, a Coudelaria passou para as mãos de sua filha, D. Maria da Luz de Sousa Carvalho de Sousa Cabral (Ervideira) e mais tarde para as de seus netos, nomeadamente Luis e Pedro de Sousa Cabral, tendo sido dirigida, desde 1966 por Luis de Sousa Cabral, actual e único proprietário.

É já sobre o seu comando que se conseguem atingir os Títulos de Campeã Fêmea (Donzela II - 1988, Feira Internacional de Lisboa), Campeã Fêmea e Campeão de Campeões (Eleita II - 1990, Feira Nacional de Agricultura), Campeã Fêmea e Campeão de Campeões (Donzela II - Feira Internacional de Lisboa) e Campeão Macho e Campeão de Campeões (Imponente - 1992, Feira Nacional do Cavalo, Golegã).

Já com os seus 123 anos de actividade, a Coudelaria Ervideira orgulha-se de ser hoje um marco no mundo da criação do Cavalo Lusitano, prosseguindo um trabalho árduo de manter a Tradição e as boas prácticas do passado, mas sempre rejuvenescendo e recriando a sua identidade, factor que lhe permitiu estar sempre entre os melhores em todas as épocas.

© 2010 COUDELARIA ERVIDEIRA. Todos os direitos reservados. Created by SOFTWAY
Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn | mais